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Rafael Ramos

Os 8 P's do Marketing All Line


Conceito de Marketing Independente de que seja digital, Off ou All Line, o marketing tem como principal objetivo pesquisar, criar e entregar valor para os consumidores, suprindo as necessidades do mercado e até mesmo criando a necessidade por inovação.

Não misturem e pensem que Marketing e Publicidade são a mesma coisa.

O Marketing transforma aquilo que é abstrato em uma coisa real e que tenha sentimento ao mercado.

A publicidade utiliza tudo aquilo que foi feito no marketing e distribui ao público, mediante a ferramentas de comunicação em massa, como Internet, TV, Rádio, Revistas e entre outros. A Publicidade é o 4º P ( Promoção ) do marketing.


Então antes de gastar, trabalhe bastante no marketing da sua empresa!




Pesquisa

Conhecer o mercado, o comportamento de seu público e as particularidades de cada mídia é fundamental para dar início à sua estratégia de marketing digital. Existem diversas formas de pesquisar e compilar seus resultados, e diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar com isso. Um bom caminho pode ser começar pela definição Personas e pesquisa de palavras-chave.


Resumo: Achar o público-alvo para a estratégia.


Planejamento

Em seguida, você deve fazer todo o planejamento de conteúdo. Decida em que mídias você vai atuar e que tipo de conteúdo você irá abordar em cada uma delas. Nesta etapa, você deve utilizar a sua pesquisa como guia para o seu cronograma de ações.


Resumo: Planejar o que será feito, tempo, gastos, quantas pessoas queremos atingir, qual o objetivo da campanha e ferramentas que iremos utilizar.


Produção

Durante a fase de produção você vai colocar em ação todo o planejamento da segunda etapa, se atentando às particularidades de cada mídia. É importante estar de olho nas técnicas de redação e produção de conteúdo, sempre visando os resultados pretendidos, como, por exemplo, ranqueamento no Google e chamadas para ação.


Resumo: Criar Conteúdos de Valor sobre a empresa, produto ou serviço que irá divulgar e entregar ao público ( Posts, Cartazes, blogs, lojas, artigos, vinhetas, vídeos e entre outros formatos de divulgação de conteúdo para disseminar informações ).


Publicação

Para publicar os conteúdos em suas respectivas mídias é importante otimizá-los para atender aos critérios de qualidade do público. É possível, por exemplo, aproveitar as funcionalidades do blog para fazer conexões entre diferentes artigos e incrementar os artigos com imagens relevantes.

Resumo: Otimizar o conteúdo por dimensões, nível de maturidade e financeiro. Também é importante saber que toda a publicação deverá ser direcionada para o buscador do Google ( Por ser a maior empresa de disseminação de conteúdo ).


Promoção

De nada adianta criar conteúdos relevantes e bem otimizados para as mídias adequadas se você não tiver boas estratégias de promoção para alcançar o público alvo. Apesar de mais barata do que a mídia tradicional, a mídia na internet não é 100% gratuita. Para atingir as pessoas pode ser interessante investir em anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras formas de anúncios em plataformas online populares.


Resumo: Utilizar ferramentas publicitárias pagas pelas maiores redes de informação e contatos do mundo, como: Facebook Business, Google Adwords (Ads) e entre outras...


Propagação

Além do planejamento de mídia, também é interessante executar uma série de ações de divulgação orgânica que envolvam compartilhamento em seus canais próprios e redes sociais. Também é uma boa estratégia criar táticas de incentivo para que seu público se envolva, agindo como propagadores de seu conteúdo. Para isso, você deve ter, além de conteúdos relevantes, boas chamadas para a ação.


Resumo: Não podemos ficar presos apenas em propagandas pagas, devemos encontrar outros meios para que as nossas publicações possam ter melhor rankeamento.


Personalização

É sempre importante se lembrar de que a internet é um espaço voltado para o diálogo entre pessoas. Por isso, a sua marca não deve, jamais, agir como agiria em um meio tradicional, atuando de forma unilateral em suas estratégias de comunicação. Ela deve ser sempre personalizada e você deve sempre interagir e responder seu público.


Resumo: Utilizar mídias personalizadas para cada nicho de clientes diferentes.


Precisão

Uma das grandes vantagens de se adotar o digital em suas estratégias de marketing é a grande possibilidade de coleta de dados e análise de informações. As métricas são extremamente precisas e elas servem para orientar e diminuir o “achismo” para seus próximos planejamentos. Coletar e interpretar os dados que ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Facebook Insights, pode ser a diferença entre o um investimento de sucesso e um desperdício de dinheiro!


Resumo: KPI ( Indicador de Perfomance ) ou até mesmo o ROI, são utilizamos para medir qual foi o resultado final da estratégia.

Uma das maiores novidades do Marketing Digital é sua facilidade em mensuração.



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